quarta-feira, 4 de julho de 2007

DECISÕES PRECIPITADAS E ATALHOS

Dois jovens recém-casados eram muito pobres e viviam de favor num sítio no interior.
Um dia, o marido fez a seguinte proposta à esposa: “Querida, eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego, e trabalhar até ter condições para voltar e lhe dar uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo eu ficarei longe, só peço uma coisa: Que você me espere, e enquanto estiver fora, seja fiel a mim, pois eu serei fiel a você”.
Assim sendo, o jovem saiu, andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito.
O pacto foi o seguinte: “Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir o senhor me dispensa das minhas obrigações. Eu não quero receber meu salário. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho”.
Tudo combinado. Aquele jovem trabalhou durante 20 anos, sem férias e sem descanso.
Depois de 20 anos, ele chegou para o patrão e disse: “Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para minha casa”.
O patrão então lhe respondeu: “Tudo bem, afinal fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes, quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou lhe dou 3 conselhos e não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta.”
Durante 2 dias, ele pensou e procurou o patrão e lhe disse: “Quero os três conselhos.”
O patrão novamente frisou: “Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro, entendeu?”
E o empregado respondeu: “Quero os três conselhos."
O patrão, então, falou OS TRÊS CONSELHOS:
1º) Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida;
2º) Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade para o mal pode ser fatal;
3º) Nunca tome decisões em momentos de ódio ou de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.

Nenhum comentário: