quarta-feira, 1 de agosto de 2007

DIET, LIGHT E ZERO?



QUAL A DIFERENÇA: DIET, LIGHT E ZERO?

Antes era só “diet”, depois surgiram as versões “light” e agora, é a vez do “zero”. Com os novos termos ligados ao mundo das dietas, a confusão virou um pesadelo na vida dos consumidores que, na grande maioria das vezes, não conseguem diferenciar um produto do outro.
O fato é que muita gente tem uma visão errada sobre o conceito desses produtos. Algumas pessoas acreditam que ingerindo produtos “light” (“diet” ou “zero”) vão perder peso, mas é bom não se enganar.
Consumir produtos com esses rótulos e não aderir a uma dieta balanceada, além de não perder peso, é ainda capaz de ganhar uns quilinhos a mais...

Diet
Os alimentos diet são direcionados às pessoas que têm restrições a algum tipo de substância. O termo é usado para alimentos destinados às dietas com ingestão controlada de açúcares, carboidratos, gorduras, proteínas, sódio etc.
Quando tratamos de produtos “diet”, podemos citar um caso típico: o chocolate. Muita gente acredita que chocolate diet, não engorda. No entanto, ele tem a mesma quantidade de gordura do que um chocolate normal, apesar da quantidade reduzida de açúcar.

Light
Os produtos light não vem isentos de nenhuma substância. Eles contêm sal, açúcar, colesterol, gorduras, mas o valor energético em suas fórmulas têm redução de até 25% desses ingredientes, ou seja, o alimento não elimina substâncias, mas contêm menores quantidades.

Zero
A novidade dos supermercados são os produtos zero. Nesse caso, eles abrangem todos os alimentos com 0% de gordura, açúcar, sal, etc.
Por exemplo: uma margarina zero terá zero de gordura trans. O mesmo acontece com o refrigerante zero: o produto tem zero açúcar.
Porém, é sempre bom lembrar de ler os rótulos dos produtos com bastante atenção e ver qual deles é o melhor para a sua saúde.

Fonte:
http://delas.ig.com.br/materias/435501-436000/435902/435902_1.html

Site:
www.ig.com.br – 01 agosto 2007

Nenhum comentário: